Apagão Causa Caos e Necessidade de Evacuação nos Trilhos do Metrô em Salvador

Apagão em todas as regiões do Brasil resultou em passageiros saindo dos trens e caminhando pelos trilhos do metrô em Salvador, além de afetar outros serviços e milhões de imóveis


Um amplo apagão que atingiu todo o território brasileiro na manhã dessa terça-feira (15) causou sérios transtornos e levou a incidentes inesperados. Na cidade de Salvador, na Bahia, passageiros do metrô tiveram que desembarcar dos trens e percorrer os trilhos a pé devido à falta de energia. Além disso, o icônico Elevador Lacerda, uma atração turística famosa na cidade, também ficou inoperante.

A situação também afetou os serviços de ônibus, que foram organizados de forma especial para atender a população durante a crise. Estima-se que cerca de 6,5 milhões de imóveis no estado da Bahia tenham sido afetados pelo apagão.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) explicou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) resultou na interrupção de 16 mil megawatts (MW) de carga elétrica. Esse problema foi causado pela abertura da interligação entre as regiões Norte e Sudeste, gerando o apagão por uma “separação elétrica”.

O Ministério de Minas e Energia comunicou que a energia foi restaurada em todo o sistema elétrico nacional por volta das 14h30. No entanto, a magnitude do apagão levou o ministro Alexandre Silveira a anunciar que solicitará à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a investigação das causas do incidente. O objetivo é determinar se houve algum tipo de ação intencional ou negligência, considerando a sensibilidade do sistema elétrico e a importância estratégica do setor para o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

notícias relacionadas

CATEGORIAS

COMPARTILHAR